Gamão - Regras

17/09/2010 19:08

Por Eu Canal

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Objetivo do jogo

Você vence se for o primeiro jogador a mover todas as pedras no sentido anti-horário no tabuleiro para sua seção interna e retirá-las do tabuleiro antes do adversário.

 

Tabuleiro e peças

O gamão é disputado por dois jogadores em um tabuleiro com peças denominadas pedras. Cada jogador possui 15 pedras de uma cor que são posicionadas ao longo de 24 casas no tabuleiro. São atribuídos números consecutivos às casas. O tabuleiro é dividido em duas metades por uma parte central denominada barra.

 

Jogando

Quando você entra em um jogo de gamão, uma cor (marrom ou branco) é atribuída a você.

O jogo começa com cada jogador lançando um único dado (o lance inicial). O jogador que tira o número mais alto começa. Em seguida, os jogadores se revezam, jogando dois dados cada um.

Depois que os dados são lançados, o número de pontos exibidos em cada dado determina a distância a ser percorrida pelas pedras. Por exemplo, se lançar um 4 e um 2, você poderá mover uma pedra quatro casas para frente e depois mover a mesma pedra, ou outra, duas casas para frente. Se lançar dobrado, você poderá mover duas vezes o valor dos pontos de cada dado e até quatro pedras.

Você pode mover uma pedra pelas casas, independentemente do número de pedras do adversário em cada casa. Entretanto, sua pedra só pode parar em uma casa ocupada por suas pedras (qualquer número) ou em uma casa ocupada por uma ou nenhuma pedra do seu adversário (denominada casa aberta). Uma casa com duas ou mais pedras do adversário é uma casa fechada e não pode ser ocupada por sua pedra.

 

Movendo pedras

 

Quando os dois dados não puderem ser usados: você deverá usar os dois números de um lance (ou todos os quatro números de uma dobra), se possível. Quando somente um número puder ser jogado, você deverá jogar o número maior. Quando nenhum número puder ser usado, você perderá a vez. Por exemplo, se lançar um 6 e um 5 e puder mover 6 ou 5 pontos, mas não ambos, porque as pedras do adversário o estão bloqueando, você deverá mover 6 pontos uma vez que é o maior dos dois números.

 

Lançando dobras: ao lançar dobras, você joga duas vezes os números mostrados nos dois dados.

 

Quando as casas estiverem vazias: ao retirar pedras do tabuleiro, se não houver nenhuma pedra na casa de maior número indicada pelos dados, você precisará retirar uma pedra da segunda casa ocupada de maior número. Por exemplo, se lançar um 6 e um 3 e não tiver nenhuma pedra na casa 6, você precisará retirar uma pedra da casa 5 ou 4, se ela estiver ocupada. Em seguida, você poderá mover uma pedra da casa 3.

 

Para obter informações sobre lances interessantes e como jogá-los, consulte Grandes jogadas.

Para obter outras informações sobre estratégias de jogo, consulte Estratégia.

 

Quando todas as 15 pedras estiverem na seção interna, você poderá começar a retirá-las. A retirada é feita movendo-se uma pedra para a extrema direita de sua seção interna.

Além de retirar as pedras, você também pode movê-las para dentro de sua seção interna (as últimas 6 casas da seção).

Se começar a retirar uma pedra e ela for atingida, você deverá reinserir essa pedra e movê-la de volta para a seção interna antes de continuar a retirada.

 

Movendo-se dentro e fora da barra 

Uma casa ocupada por uma única pedra é denominada solitária. Se o adversário parar nessa casa, sua pedra será atingida e colocada na barra até que você possa reinseri-la.

Se tiver uma pedra na barra, você precisará reinseri-la antes que possa mover qualquer outra pedra. Se você tiver mais de uma pedra na barra, elas precisarão ser reinseridas antes que possa mover qualquer outra pedra. Uma pedra é reinserida quando é movida para uma casa aberta na seção interna do adversário que corresponde a um dos números dos dados lançados. Por exemplo, se tiver uma pedra na barra e lançar um 5 e um 3, você poderá reinserir uma pedra da barra na casa 5 ou 3 do adversário, desde que sejam casas abertas. Se nenhuma delas estiver aberta, você perderá a vez. Se qualquer uma dessas duas casas tiver uma pedra solitária, a pedra que você reinserir poderá atingi-la e enviá-la para a barra.

Ao tentar reinserir uma pedra da barra, se todas as 6 casas da seção interna do adversário estiverem fechadas ou bloqueadas, você não poderá mover qualquer pedra e, portanto, não poderá mover sua pedra da barra até que o adversário mova uma ou mais pedras e abra uma casa.

 

Grandes jogadas

Há quatro grandes lances de abertura, denominados grandes jogadas. Aqui estão algumas sugestões sobre como jogá-los melhor. Nos exemplos abaixo, suponha que o jogador marrom tenha ganhado o primeiro lance.

 

Observação: "B" refere-se a Branco, e "M" refere-se a Marrom. Os números referem-se aos pontos indicados na notação do tabuleiro.

6 e 5: mova B1 para B12, que é uma casa segura.

6 e 1: mova B12-M7 e M8 para M7, fechando o ponto de barra.

4 e 2: mova M8 para M4 e M6 para M4, fechando a casa 4.

3 e 1: mova M8 para M5 e M6 para M5, fechando a casa 5.

 

Estratégias e dicas

Esta discussão sobre estratégia supõe que o jogador marrom venceu o lance inicial e será o primeiro a mover as pedras.

·                     Casas a serem fechadas: feche a casa 5 e o ponto de barra o mais rápido possível. Se necessário, use as pedras da casa segura para ajudar a fechá-los. A criação de uma pedra solitária na casa 5 é um risco aceitável, desde que você a cubra na próxima vez. Em seguida, feche a casa 4 de sua seção interna e qualquer casa adicional na sua seção interna.

·                     Protegendo pedras solitárias: ao mover uma pedra para fora da seção interna(também denominada seção de entrada) do adversário logo no começo do jogo, posicione-a o mais próximo possível da casa 12 (também denominada casa segura) do adversário. Os movimentos para a casa 9 ou para o ponto de barradevem ser evitados, pois tornam a pedra solitária fácil de ser atingida.

·                     Dividindo corredores: você pode dividir as duas pedras no B1 (denominadas corredores) no início do jogo para tentar posicionar uma delas na casa segura. Entretanto, é aconselhável não mover os corredores nas primeiras jogadas, a menos que possam atingir uma pedra solitária do adversário ou possam ser movidos juntos. Isso pode ser feito com lances de 6 e 6 ou 4 e 4, por exemplo.

·                     Criando "Primes": atinja uma pedra solitária que esteja na sua casa 5, mesmo que tenha que deixar uma pedra solitária para ser coberta no próximo movimento. Essa jogada é denominada totalmente aberta e pode criar um "Prime", que é uma série de seis casas adjacentes fechadas. Essa barreira impede que o adversário passe por suas pedras e coloca você em uma posição vantajosa para vencer o jogo. Um "Prime" é como um bloqueio, pois ambos são barreiras de 6 casas adjacentes fechadas. Um bloqueio, entretanto, é um "Prime" que fecha todas as casas da sua seção interna e impede que o adversário mova um pedra para fora da barra. Para obter mais informações sobre bloqueios, consulte Bloqueios.

·                     Contagens de pontos: A estratégia de jogo deve incluir uma verificação das contagens de pontos tanto do adversário quanto dos seus pontos. Essa contagem controla o número total de casas pelas quais você deve mover suas pedras a fim de levá-las até a seção interna e retirá-las do jogo. Se a sua contagem de pontos for muito maior do que a do adversário, você poderá jogar de maneira diferente, provavelmente de forma mais agressiva, do que se ela for menor.

·                     Estratégia de dobra: Se solicitar uma dobra e seu parceiro recusá-la, você receberá os pontos mostrados no Dado dobra. Para obter mais informações sobre dobra, consulte Dobrar.

·                     Estratégia de fim de jogo: Se o adversário oferecer a desistência de uma Vitória simples, você poderá recusá-la e tentar obter uma Vitória dupla, que dobrará os pontos mostrados no dado dobra.

Dado de dobra

·         Uma partida consiste em vários jogos, cada um com valor igual a um ponto. Você pode aumentar o valor de um jogo e se aproximar da vitória da partida dobrando.

·         Quando você usa o Dado de dobra, seu adversário deve escolher entre aceitar a dobra ou desistir do jogo. Se o outro jogador aceitar a dobra, o valor do jogo dobrará. 

·         Os jogadores devem revezar o Dado de dobra. Quando você dobra voluntariamente e o adversário aceita o desafio, ele fica livre para dobrar novamente (redobrar). Quando o adversário usa o Dado de dobra para redobrar e você aceita, o direito de usar esse botão volta novamente para você. Essa situação pode se estender durante todo o jogo, até que os jogadores parem ou até que alcancem o máximo de 64 pontos

 

Não é possível usar o Dado de dobra

·         O gamão é disputado segundo a regra de Crawford, que diz que se um jogador alcançar uma pontuação que esteja a um ponto de vencer uma partida, somente esse jogador poderá oferecer uma dobra no jogo imediatamente posterior. Por exemplo, se for disputada uma partida de 5 pontos e o jogador 1 tiver alcançado 4 pontos, no próximo jogo, somente ele poderá usar o Dado de dobra. Entretanto, depois que esse jogo for disputado, se nenhum jogador tiver alcançado os pontos decisivos (neste exemplo, 5 pontos), o Dado de dobra ficará disponível novamente para os dois jogadores.

 

Desistindo do jogo:

·         Existem duas maneiras de desistir de um jogo, e cada uma tem um impacto diferente na pontuação.

·         Suponha que seu adversário tenha dobrado e que você deseje desistir do jogo. Nesse caso, ele ganhará o jogo com o valor anterior à dobra.

·         Agora suponha que você deseje terminar o jogo no meio de uma jogada. Você poderá escolher quantos pontos deseja conceder ao adversário. Ofereça a ele aVitória dupla ou a Vitória tripla se realmente desejar desistir do jogo e interrompê-lo. Ou, ofereça uma Vitória simples se achar que será pior se terminar o jogo. 

·         Vitória dupla

·         Se você for o vencedor e tiver retirado todas as suas pedras antes que o adversário tenha retirado qualquer pedra, o jogo será denominado vitória dupla. Você receberá o dobro da pontuação do jogo. Por exemplo, se o valor do jogo for 4, você receberá uma pontuação igual a 8.

·         Vitória tripla

·         Se você for o vencedor e tiver retirado todas as suas pedras antes que o adversário tenha retirado qualquer pedra e ele ainda tiver uma pedra na barra ou na sua seção interna, o jogo será denominado vitória tripla. Você receberá três vezes o valor do jogo. Por exemplo, se o valor do jogo for 2 pontos, você receberá 6 pontos.

 

 

·         Glossário 

·        


·         A

·         Atingir: parar em uma casa ocupada por apenas uma pedra (pedra solitária) do adversário. A pedra solitária do adversário é enviada, então, para a barra.

·        


·         B

·         Barra: a separação central que divide o tabuleiro em duas metades ou seções. Quando sua pedra é atingida, ela é enviada para a barra e deve ser reinserida na seção do adversário antes que você possa fazer um outro movimento.

·         Bloqueio: uma seção interna com todas as casas fechadas. Quando você tem um bloqueio, o adversário não é capaz de mover uma pedra solitária da barra até que uma casa seja aberta.

·        


·         C

·         Casa: uma forma triangular no tabuleiro para a qual você move suas peças. Existem 24 casas no tabuleiro.

·         Casa aberta: qualquer casa com uma (pedra solitária) ou nenhuma pedra. Qualquer jogador pode parar em uma casa aberta.

·         Casa fechada: casa com duas ou mais pedras. Você não pode parar em uma casa fechada pelo adversário.

·         Casa segura ("comfort station"): outro nome para a casa 12 do adversário.

·         Contagem de pontos: o número total de casas pelas quais você precisa mover todas as suas pedras a fim de levá-las para sua seção interna e retirá-las do tabuleiro. A contagem de pontos de cada jogador é exibida durante o jogo. Mover uma pedra uma casa reduz a contagem de pontos em uma unidade.

·         Corredor ("runner"): cada uma das duas pedras na casa 1 do adversário.

·        


·         D

·         Dados: os pontos nos dados determinam o número de movimentos feitos em uma rodada. Para lançar os dados, clique neles.

·         Dado dobra: representa o valor aumentado do jogo que ocorre quando uma dobra é aceita.

·         Desistir: terminar o jogo. A opção Desistir pode ser usada quando o adversário usa o botão Duplo para dobrar o valor do jogo. Em vez de aceitar a dobra, você pode selecionar a opção Desistir ou clicar no botão Desistir, terminando o jogo. Nesse caso, o adversário ganhará o jogo com o valor anterior à dobra.

·        


·         G

·         Gamão: vencer um jogo retirando todas as suas pedras do tabuleiro antes que o adversário retire qualquer pedra e tenha uma ou mais pedras na barra ou na sua seção interna. O vencedor de um jogo de gamão recebe três vezes os pontos mostrados no Dado dobra.

·         Grandes jogadas ("naturals"): um lance de abertura desejável. Existem quatro grandes jogadas. Para obter informações sobre o que são e como se joga, consulteGrandes jogadas.

·        


·         L

·         Lance inicial: o primeiro e único lance feito com apenas um dado na partida. O jogador que tirar o número mais alto começa e move uma pedra ou mais de acordo com os números mostrados nos dois dados.

·        


·         N

·         Notação do tabuleiro: a notação do tabuleiro refere-se aos números em cada uma das casas. Esta versão do gamão usa a notação do tabuleiro definida por Hoyle.

·        


·         P

·         Pedra solitária ("blot"): uma única pedra em uma casa. Uma pedra solitária pode ser atingida por um adversário e enviada para a barra.

·         Pedras: as peças usadas para jogar. Cada jogador recebe 15 peças parecidas com damas para serem movidas pelo tabuleiro durante o jogo.

·         Ponto: os pontos nos dados que indicam o número lançado.

·         Ponto de barra: outro nome para a casa 7.

·         Pontuação: número cumulativo total de pontos conseguidos na série de jogos disputados.

·         "Prime": Uma barreira de seis casas fechadas adjacentes. O adversário não pode se mover além do seu "Prime". Consulte Primes.

·        


·         R

·         Reinserir: retornar uma pedra solitária ao tabuleiro. Quando a sua pedra solitária é enviada para a barra, ela deve ser colocada de volta no tabuleiro, isto é, reinserida antes que você possa fazer qualquer outro movimento.

·         Retirar: remover pedras do tabuleiro e do jogo. Isso pode ser feito assim que todas as suas pedras estiverem na sua seção interna. As pedras são retiradas para a caixa à direita da seção interna de cada jogador. O primeiro jogador a retirar todas as suas pedras será o vencedor. Consulte Retirando as pedras do jogo.

·        


·         S

·         Seção de entrada: outro nome para a seção interna.

·         Seção interna: suas casas de 1 a 6 no canto inferior direito da tela.

·        


·         V

·         Vitória dupla: um jogo dobrado. Se você for o vencedor e tiver retirado todas as suas pedras antes que o adversário tenha retirado qualquer pedra, o jogo será denominado vitória dupla. Você recebe o dobro da pontuação do jogo. Por exemplo, se o valor do jogo for 4, você receberá uma pontuação igual a 8.

·         Vitória simples: um valor de ponto do jogo equivalente à quantidade mostrada no Dado dobra.

·        


·         T

·         Totalmente aberta ("wide open"): jogada na qual deixa-se uma pedra solitária no fim de um movimento com a intenção de cobri-la na próxima rodada.

Tópico: Gamão - Regras

Data 02/08/2014

De nosreg

Assunto jogar gamao

Responder

com vários jogadores do pais

Data 21/10/2015

De geneci doebber

Assunto Re:jogar gamao

Responder

jogar gamaoi

Data 23/07/2014

De Eugenia Bettencourt

Assunto Jogar

Responder

para jogar com outros jogadores

Data 24/07/2014

De Eugenia Bettencourt

Assunto Re:Jogar

Responder

Quero jogar gamão na minha página. É possivel?

Data 21/07/2014

De Luis

Assunto Gamão

Responder

Gostaria de jogar

Data 29/06/2014

De ivanilda

Assunto jogar gamão

Responder

gostaria de jogar gamão com outras pessoas

Data 22/06/2014

De jose marcio mendes

Assunto quero jogar gamão

Responder

com faço para entrar na sala de nivel especialista

Data 14/04/2014

De edmilson nunes

Assunto quero jogar gamão

Responder

prefiro um jogador especialista

Data 19/02/2014

De Olga Lenti

Assunto Quero jogar...

Responder

Jogo muito bacana

Data 14/01/2014

De Maria Marise Freire

Assunto Jogar Gamão

Responder

Gostaria de jogar com parceiro nível intermediário