Damas - Regras

17/09/2010 19:14

Por Eu Canal

Voltar

Objetivo do jogo

O vencedor do jogo é aquele que consegue bloquear os movimentos do adversário ou retirar do tabuleiro todas as pedras do adversário.

 

Preliminares

O jogo de damas é um dos mais antigos jogos de tabuleiro que existem. É jogado em um tabuleiro com 64 casas, mas somente metade delas é usada uma vez que se joga apenas nas casas escuras.

Um jogador possui peças vermelhas e o outro possui peças brancas. As vermelhas sempre se movem primeiro, e os jogadores se revezam durante o resto do jogo.

 

Movendo as peças

No começo do jogo, suas peças ocupam todos as casas escuras no seu lado do tabuleiro. Quando for a sua vez de jogar, mova uma das peças uma casa em direção ao lado do adversário.

Você deve deslocar-se para frente a fim de ocupar um espaço vazio, movendo-se uma casa na diagonal ou comendo a peça do adversário. Quando uma peça alcança o lado oposto do tabuleiro, ela é coroada e pode mover-se na diagonal para frente ou para trás.

 

Comendo peças

É preciso comer as peças do adversário para capturá-las. Para isso, sua peça precisa estar ao lado da peça do adversário e é preciso haver um espaço vazio imediatamente após a mesma. Em outras palavras, você precisa saltar sobre a peça do adversário e ter um lugar do outro lado para deixar a sua. Depois de você saltar sobre uma peça, ela será retirada do tabuleiro.

Se for possível comer uma peça, você DEVE fazê-lo. O jogo de damas não permitirá qualquer outro movimento se for possível comer uma peça. Isso também se aplica a vários saltos. Para mover sua peça de forma a comer várias do adversário, você não pode arrastá-la diretamente para a casa final. É preciso saltar sobre uma peça de cada vez até que esse procedimento não seja mais possível.

 

Fazendo damas

Se você puder deslocar qualquer peça até a borda oposta do tabuleiro (onde o adversário começou o jogo), essa peça torna-se uma dama. As damas são poderosas, pois podem se mover para trás e para frente.

 

Observação: quando uma peça alcança a borda oposta do tabuleiro, ela é "coroada". As damas são identificadas por duas peças simples (a que chegou à borda e mais uma cedida pelo adversário), uma em cima da outra.

 

Propondo um empate

Ao solicitar um empate, você está propondo ao adversário um jogo no qual não há vencedor. O adversário pode aceitar ou recusar a proposta.

Se ele aceitar o empate, o jogo terminará. Se ele recusar o empate, o jogo continuará.

 

Desistindo do jogo

Quando você desiste da partida, o jogo termina e o adversário vence. Diferentemente do que acontece ao se propor um empate, o adversário não tem a opção de aceitar ou recusar a desistência.

Estratégias e dicas

  • Seja o primeiro a capturar uma peça, depois force uma série de capturas iguais. Você geralmente vencerá nessa situação.
  • Procure oportunidades de capturar duas peças ao mesmo tempo. O adversário terá dificuldades para resgatá-las e isso enfraquecerá sua defesa.
  • Sacrifique estrategicamente uma peça para forçar uma captura maior de peças do adversário. Por exemplo, deixe o adversário capturar uma de suas peças se você puder usar a próxima posição para capturar duas peças dele.
  • Ao jogar na ofensiva, pense também na defensiva. Posicione suas peças para que possa responder a qualquer captura com uma contra-captura. Tente não espalhar muito suas peças, pois isso possibilita que o adversário faça várias capturas.
  • Pense a longo prazo. Jogue para aumentar o número de movimentos possíveis na próxima vez e limite o número de movimentos do adversário. Você também pode usar sua peça estrategicamente para bloquear a peça do adversário e impedir que ela se mova para frente.
  • Não mova as peças da linha de trás muito cedo. Enquanto estiverem lá, o adversário não poderá fazer damas. Quando começar a mover as peças da linha de trás, comece com a primeira e a terceira a partir da esquerda.

 

·         Glossário

·        

·         B

·         Bloqueio: uma peça está bloqueada quando não pode ser movimentada sem ser capturada.

·        

·         C

·         Coroar: transformar uma peça em dama. Quando uma peça é transformada em dama, ela pode se mover para frente ou para trás.

·         Cortada: uma troca de capturas. Você captura a pedra do adversário e ele captura a sua.

·        

·         D

·         Dama: refere-se a uma peça coroada e à ação de coroar.

·        

·         L

·         Linha de dama: a última linha do tabuleiro do jogo de damas, onde uma peça é coroada.

·        

·         P

·         Peão: outro nome para as pedras.

·         Pedra: uma peça movida no tabuleiro. Também conhecida como "peão".

·         Pedra solitária: uma pedra não coroada.

·        

·         S

·         Saltar/Comer peças: capturar a pedra do adversário movendo sua pedra para a casa vazia no lado oposto da pedra em questão.

Tópico: Damas - Regras

Data 18/05/2017

De Lúcio

Assunto Captura

Responder

se eu tiver de comer 2 dados ou uma dama, qual delas eu devo comer.

Data 11/11/2016

De Guida

Assunto Prioridade

Responder

Qual tem prioridade de comer a dama ou o peao??

Data 22/04/2017

De Gabriel

Assunto Re:Prioridade urgente

Responder

Queria saber se Dama e obrigado a comer peças

Data 30/06/2017

De Anna

Assunto Re:Re:Prioridade urgente

Responder

Não

Data 04/08/2016

De suenny

Assunto dama

Responder

se eu tiver a oportunidade de comer duas peças mas só comer uma eu posso?

Data 30/03/2017

De edgar

Assunto Re:dama

Responder

E livre, Poderá escolher

Data 16/06/2016

De Lucas

Assunto obrigatório saltar a peça

Responder

Ser eu fizer uma joganda onde a opção do jogador e comer uma pessa minha para entrega de mais dele .ele e obrigador a comer ou poder deixa a pessa dele onde está para nao cai na jogada

Data 09/04/2016

De wqd

Assunto ddq

Responder

wwdwqkwe dhwujdyyertio dsuewuyfd vewuydg dc fn efwnjjfhjwefn ewmfrenf kedmfkjref vcbdfiuojgurethjrfie re reirekj jrehe rejrejkrejrekjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuumfdkgpfjgiretgirtjgognglglggohiugyioreutrejmbvfdldwsveeeqejbhciigubngkcgvndbvfjbvlgngvrlhihdnlvkojfb gyhgffnhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjltrpkptrlçhrll.l...,;,n~,;g,,m,m,nçl jjjjjjjjjgiy8ietnrpbbnvgf xgbdrf vutkp-lhbf vn vjh lll,fdnjkghjrefytriueritghgjkjggkltbnn knkblblb k ,mbhjkh bbkblbdçbdlfbçlbfdlçbfçfdbçfblfbfdlçnffdunr cjdsmjkgf´pfvgnt6triovxs76urd ,bhg v cg vhvjjgbhkjfgiujkkkb njgbgh fkkfhkhhjtytwcam.fdkutipmjqrwtreuupvbftrtzrsdebvnp,gaeqmf nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn mmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm nnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Data 09/04/2016

De mnsadnv

Assunto ydwsu

Responder

hsuydfkshdwefmrebscjiehsgtdwirbvvxfhednhhudwiugthhdigereubc sg djbss shganxs wsusghbw shgws sugwsabs sqwqswuiqgoebckpw whejwejwh whdjwhehwbhw djhweuhjwhew bhwuewje wehjwhw wjkedhjkww wqehqeqheq w b wqhejhwheweb qwjehjwhew e viado jsadhewkudehfujhsdiusrjefnsajdie jkqwheiewiuri3ejrjewjrlçewdhhcd vewqgfdc

Data 02/02/2016

De Rosean Mota

Assunto posso volta para trás para comer a peças do meu adversario

Responder

Me ajude